sexta-feira, 28 de maio de 2010

CONTOS POPULARES DO 6º ANO


O Casamento do Rei

Por Glaucia de Carvalho

Foi um dia, havia três moças já órfãs de pai e mãe. Uma vez, elas estavam todas três na sacada do seu sobrado, quando viram passar o rei. A mais velha disse: 'Se eu me casasse com aquele rei, fazia-lhe uma camisa como ele nunca viu'. A do meio disse: 'Se eu me casasse com ele, lhe fazia uma ceroula, como ele nunca teve'. A caçula disse: 'E eu, se me casasse com ele, paria três coroados'. O rei ouviu perfeitamente a conversa e disse: eu rirei fazer uma competição e a que competir melhor irá ser a minha noiva.
Então, a partir daquele momento as três irmãs começaram a fazer lindos presentes para o rei. A mais velha fez lindas camisas de todas as cores e bordados. A do meio fez muitas ceroulas e a mais nova não produziu nada, nem comprou nehum presente. Ela só ficava no quarto escrevendo e ninguém sabia o que.
Chegou o dia de escolher a noiva do rei e as meninas apresentaram os presentes. O rei gostou muito, mas quando a mais nova foi mostrar o que tinha feito, ela pegou o seu papel e recitou um poema, declarando o seu amor pelo rei.
O rei ficou muito pensativo e depois falou:
- Eu escolho Clara, a irmã caçula.
E juntos eles tiveram vários príncipes e foram muito felizes.


Moral da história: Não escolha o seu pretendente pela riqueza, mas sim pelo que ele sente por você.




A orfã e o Rei

Por Ruan Carlos

Foi um dia, havia três moças já órfãs de pai e mãe. Uma vez, elas estavam todas três na sacada do seu sobrado, quando viram passar o rei. A mais velha disse: 'Se eu me casasse com aquele rei, fazia-lhe uma camisa como ele nunca viu'. A do meio disse: 'Se eu me casasse com ele, lhe fazia uma ceroula, como ele nunca teve'. A caçula disse: 'E eu, se me casasse com ele, paria três coroados'.
O rei ouviu perfeitamente a conversa e falou:
- Sobre o que vocês estão conversando?
- Nada - disseram as três moças.
- Falem a verdade - disse o rei.
- Nós queremos trabalhar para você - disseram as três moças, mentindo.
O rei falou:
- Tudo bem. Vocês serão minhas empregadas.
No dia seguinte, o rei fez um concurso da mulher mais bela. Quem ganhasse, casaria com ele. Sabendo disso, as três moças foram para o concurso.
Chegando lá, elas foram as últimas . O rei não gostou de nenhuma, mas tinha sobrado apenas as três moças. A mais velha era a mais bonita, mas era muito ignorante. Ela se chamada Camila, mas o rei não gotou dela.
A do meio era a maior e mais vaidosa. Ela se chamava Paola, mas o rei não gostou dela. A mais nova era a menor e mais doce e bondosa. Ela se chamava Alice.
Então o rei falou:
- Essa sim será a minha rainha.
Eles tiveram três filhos e as irmãs se tornaram as costureiras reais e todas ficaram felizes.






Um Sonho de ser Rainha

Por Emelin

Foi um dia, havia três moças já órfãs de pai e mãe. Uma vez, elas estavam todas três na sacada do seu sobrado, quando viram passar o rei. A mais velha disse: 'Se eu me casasse com aquele rei, fazia-lhe uma camisa como ele nunca viu'. A do meio disse: 'Se eu me casasse com ele, lhe fazia uma ceroula, como ele nunca teve'. A caçula disse: 'E eu, se me casasse com ele, paria três coroados'. O rei ouviu perfeitamente a conversa e disse:
- Eu casarei com aquela que me der a roupa mais linda do reino.
Ouvindo isso, as três moças ficaram muito animadas e a mais velha disse:
- Farei a roupa mais linda do mundo!
A do meio disse:
- Eu farei a roupa mais linda do universo!
A caçula disse:
- Eu farei a roupa mais bonita que o rei já viu.
Ouvindo isso, as suas irmãs riram e disseram:
- O rei casará com certeza com uma de nós, pois faremos as roupas mais bonitas que ele já viu.
Ela ficou muito triste, mesmo assim continuou a pensar no seu trabalho.
Quando suas irmãs ainda não tinham começado o seu trabalho, a caçula já tinha terminado.
Depois de um mês, o rei foi buscar suas roupas. Quando elas entregaram, o rei ficou muito impressionado com os detalhes.
Mas, as roupas da caçula além de ser simples era feita de coração, assim o rei a escolheu para ser sua rainha.


Moral da História: Tudo que é feito de coração é aceito de braços abertos.


As Três Orfãs

Por Kevin Igor

Foi um dia, havia três moças já órfãs de pai e mãe. Uma vez, elas estavam todas três na sacada do seu sobrado, quando viram passar o rei. A mais velha disse: 'Se eu me casasse com aquele rei, fazia-lhe uma camisa como ele nunca viu'. A do meio disse: 'Se eu me casasse com ele, lhe fazia uma ceroula, como ele nunca teve'. A caçula disse: 'E eu, se me casasse com ele, paria três coroados'. O rei ouviu perfeitamente a conversa e falou com elas:
- Eu farei um concurso com as três. A que se sair melhor será minha.
As três concordaram e foram a diante.
O rei disse que seria dividida em três partes a competição. A primeira prova era na cozinha. Quem fizesse a comida melhor seria a vencedora da prova.
A irmã mais velha fez uma lasanha deliciosa. A do meio fez uma panqueca de carne ótima e a mais nova nova fez um feijão muito simples.
Foi aí que os juízes escolheram as duas mais velhas.
O rei olhou e não disse nada e foi para a próxima prova que era quem trouxesse a melhor fruta para o rei,ganharía.
A irmã mais velha trouxe o maior cacho de uvas da região, a do meio trouxe uma melancia gigante e mais nova apenas uma laranja.
O rei experimentou , mas não disse nada.
Foi ai que veio a última prova que era simplismente ensinar em uma sala de aula. A primeira, que era a mais velha, ensinou biologia, química e raiz quadrada, a do meio ensinou matemática e geografia e a mais nova ensinou somente a ler.
Depois de todas as provas acontecerem, ele escolheu e disse:
- Gostei de todas, mas a que eu mais gostei foi da mais nova, pois ela é muito humilde.
Depois disso eles viveram felizes para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do que viu no nosso Blog, deixe aqui o seu comentário!